Com quase 135 mil toneladas de produção rural, Pouso Alegre investe em escoamento

 Conhecida por ser uma cidade industrial, Pouso Alegre se destaca também na produção agrícola. Cidade tem produções significativas de vários produtos, que têm sido diretamente beneficiados pela pavimentação de estradas da zona rural.
 
Até o momento, dezenas de quilômetros de vias rurais em comunidades como São José do Pantano; Maçaranduba; Ferreiras e Algodão; Anhumas, Inhumas, Cervo e Farias já foram pavimentados. Uma nova realidade que tem mudado a vida do produtor local. “Com certeza tem o antes e o depois. Hoje a facilidade é muito grande”, diz o produtor de morangos, Braz Pereira. “Escoar a produção hoje sem dúvida é mais fácil. Hoje você coloca a mercadoria dentro dum carro e onde você vai entregar você chega mais rápido, com mais qualidade, porque o morango é sensível né”, acrescenta.
 
De acordo com dados da Emater/MG, no biênio 2020/2021 Pouso Alegre tem número significativos, por exemplo, na produção de Batata, 14 mil toneladas, Milho, com 95 mil toneladas e Morango, com 12,5 mil toneladas.
 
Todo esse volume poderá ser escoado de maneira mais eficiente, contribuindo com o desenvolvimento da agricultura no município. “Hoje nada mais que o produtor quer é ir e vir nas condições boas nas estradas. Pra gente, pra escoar as nossas lavouras, melhorou muito, 100%. Acho que foi um trabalho muito bem feito”, destaca o presidente da COOMPA, Valter Faria.
 
EFEITOS NO CEMA
 
Os efeitos também podem ser sentidos no Centro Municipal de Abastecimento (CMEA). O local recebe um total de 23,5 milhões de toneladas de produtos de produtores de 40 cidades da região e os produtos têm chegado com mais regularidade e qualidade. “Veículo quebrava, não chegava por causa da chuva. Então agora a melhoria nas estradas rurais foi muito importante pro desenvolvimento aqui do Ceasa”, ressalta Henrique de Oliveira, diretor de abastecimento do CEMA.
E a economia rural deve ter novos ganhos em Pouso Alegre. Nesta semana teve início a pavimentação da estrada do Cervo e estão previstas ainda obras nas vias de mais sete localidades, beneficiando também outras cidades da região, como Cachoeira de Minas, Silvianópolis e Borda da Mata, municípios próximos que podem se utilizar das estradas pavimentados.
 
“Eu como homem do campo fico feliz ao ver esses números expressivos da produção rural de nossa cidade. Pouso Alegre tem um potencial muito grande e isso tem sido notado e valorizado nos últimos anos. Isso nos dá ainda mais certeza de que os investimentos feitos na zona rural foram acertados e certamente seguiremos apoiando o produtor para que o município seja cada vez mais forte também no setor agrícola”, pontua o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões.
 
Confira a relação de estradas atendidas em Pouso Alegre:
ESTRADAS PAVIMENTADAS
 
São José do Pantano - 14 km
Maçaranduba - 7 km
Ferreiras e Algodão - 4,5 km
Anhumas - 2 km
Farias - 1 km
São Fernando - 500 m
Cervo - 1 km
Desvio da Balança do Cervo - 1,5 km
Imbuia - 500 m
 
ESTRADAS A SEREM PAVIMENTADAS
Cajuru - 300 m
Cristal - 5 km
Afonsos/ Cabritas - 2,3 km
Vila Alvorada - 3 km
Pantano São José x Pantano dos Rosas - 4 km
Pantano São José x Sertãozinho - 3 km