Contribuintes podem doar parte do imposto de renda a instituições de Pouso Alegre

Pessoas físicas ou jurídicas podem destinar parte do valor a ser pago no Imposto de Renda (IR) a instituições de Pouso Alegre que atendem os jovens da cidade. Pelo modelo completo de declaração, é possível destinar até 3% do seu imposto para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA).

De acordo com o contabilista Wladimir Fonseca, a destinação pode ser feita diretamente na declaração do Imposto de Renda. Dessa forma, ao invés de pagar uma guia no valor do IR, o contribuinte pagará duas: uma parte para Receita Federal e outra para o FIA, tudo isso sem gerar acréscimo para o contribuinte.

Para doar, o cidadão deve optar pelo modelo completo de declaração. Confira o passo a passo de como fazer sua doação pelo programa de Declaração do Imposto de Renda da Receita Federal:

Acesse o programa => Vá ao item "Fichas de Declaração" => Acesse a opção "Doações Diretamente na Declaração - ECA" => Clique em "Novo" para incluir uma doação => Confira os valores e inclua a doação => Escolha a instituição a ser beneficiada e defina o valor destinado => Por fim, é só clicar em "Darf - Doações Diretamente na Declaração" para imprimir a guia a ser paga com o valor doado.

"Você estará ajudando o município direcionando diretamente uma parte do valor do imposto para a cidade de Pouso Alegre", destacou Wladimir.