Sexta-feira é feriado em Pouso Alegre e somente serviços essenciais vão funcionar

  Serviços públicos e comércio, excluídos os essenciais, não funcionarão em Pouso Alegre nesta sexta-feira, 20 de novembro, em decorrência do feriado em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”.

No setor público, somente estarão em funcionamento os serviços considerados essenciais, que não podem sofrer interrupção ou descontinuidade, em especial aqueles que estão inseridos nas medidas de enfrentamento da Covid-19.

 Em várias cidades do país o feriado pelo Dia da Consciência Negra é instituído através de legislação municipal. Em Pouso Alegre, pela Lei 5.634/2015, que altera a Lei 4.161/2003 que criou a Semana da Consciência Negra, tornando através de parágrafo único, feriado municipal a data de 20 de novembro.

 A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Para a celebração foi escolhido 20 de novembro, por coincidir com o dia atribuído à morte do líder negro Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695, personalidade que se destacou na luta pela extinção do sistema escravagista.