Prefeitura destaca serviço de apoio a pessoas em vulnerabilidade social

 O acolhimento social é um trabalho permanente da Prefeitura de Pouso Alegre. Através da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, o município desenvolve um projeto voltado para pessoas em situação e vivência de rua, com objetivo à prevenção da violência, drogas, criminalidade e de preservação da dignidade humana.

Tudo começa com a abordagem social, feita por profissionais do Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop) e Centro Municipal de Acolhimento Provisório para Adultos (CEMAPA). Durante o período de acolhimento nesses locais, as pessoas recebem suporte e assistência humanizada.

O atendimento é itinerante. Para viabilizá-lo a Prefeitura disponibilizou veículo de uso exclusivo ao Serviço de Abordagem Social, utilizado por profissionais técnicos do Centro Pop para deslocamento da equipe e usuários nas abordagens diariamente.

Elas acontecem nos espaços públicos. O passo seguinte é o encaminhamento dos usuários ao Centro Pop, onde são executadas ações de direcionamento com base na escuta qualificada para: reinserção familiar ou comunitária; inserção ou reinserção no mercado de trabalho; encaminhamento à rede municipal de saúde ou, ainda, fornecimento de passagem para recambiamento à cidade de origem.

O serviço de abordagem social também pode ser acionado por qualquer cidadão que se depare com situações similares a essas: pessoas em situação de rua, em condições de itinerantes desabrigados, em estado alterado de consciência, de desamparo, senil ou em perambulação em vias públicas. Os telefones para solicitar o atendimento são: 3423-3550 e 3449-4140 (Centro Pop) e 99714-7610 (CEMAPA).

A Secretaria de Políticas Sociais reforça a importância de não dar esmolas a pedintes e pessoas em situação de rua. Em vez disso, a melhor opção seria entrar em contato com as instituições de proteção, através dos telefones citados, para que seja ofertada a assistência necessária a elas.