CAPS ad divulga depoimento de usuário na Semana de Conscientização do Uso de Álcool e Drogas

 Em comemoração à Semana de Conscientização do Uso de Álcool e Drogas, o CAPS ad Novo Caminho – Centro de Atenção Psicossocial, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde trouxe um depoimento exclusivo de um usuário do equipamento, que se recuperou do vício do álcool. 
Os CAPS são serviços de atenção psicossocial, de caráter comunitário, que substituem as antigas internações psiquiátricas de regime fechado. O equipamento presta atendimento a crianças, adolescentes e adultos, com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas (álcool e drogas).
 
Em função da pandemia do novo coronavírus, as atividades como rodas de conversa, caminhadas e palestras, de anos anteriores, foram substituídas pela entrevista com Adriano Lairton, que passou pelo tratamento multiprofissional do CAPS ad, e hoje comemora uma nova vida, livre do álcool (assista ao vídeo).
 
Segundo explica a coordenadora do serviço, que fica no antigo mosteiro, no bairro Faisqueira, Dalila Aguiar, o depoimento mostra que o esforço pessoal somado ao trabalho terapêutico resultam em avanços que permitem a retomada da vida dessas pessoas, em todos os aspectos. “Nessa entrevista, que foi conduzida pela então técnica de referência do Adriano, a psicóloga Elisângela Santana, temos um exemplo da importância da atenção humanizada às pessoas que nos procuram”, ressalta.
 
A coordenadora informa ainda que, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o CAPS ad segue realizando atendimentos individuais aos usuários e seus familiares. “Fizemos algumas adaptações para manter os atendimentos presenciais e continuamos oferecendo nosso trabalho diariamente, e de portas abertas”, completa.
 
O CAPS ad conta com uma equipe multidisciplinar, composta por gerente de saúde mental, coordenação, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional, médica psiquiatra, médico clínico, motorista, auxiliar de serviços gerais e agente administrativo. Atualmente são cadastrados 2.864 pacientes no equipamento.
 
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. O CAPS ad fica na Rua Antônio Scodeler, 965/bairro Faisqueira. O telefone para informações é: (35) – 3423-8526