Prefeitura começa a construção da Av. Noroeste

 A construção da Av. Noroeste integra o pacote de grandes obras que a Prefeitura de Pouso Alegre inicia neste semestre. A licitação foi realizada em março e contratada a empresa Duro na Queda Construções Ltda, vencedora da Concorrência Pública 03/20 pelo valor de R$2.961.664,34. O prazo de execução é previsto em doze meses. Os recursos são do município.

A avenida liga o trevo das rodovias BR-459 e MG-179 aos bairros Santa Edwiges e Fernandes. O projeto da Av. Noroeste foi elaborado com o objetivo de fazer a interligação da interseção viária da BR-459 com a MG-179 até a Av. Coronel Cândido de Castro Coutinho. Atualmente, esse acesso é feito pela Rua Bento Dória Ramos, de mão dupla e pista simples, que já não comporta o fluxo de veículos e pedestres.

Trata-se de obra de grande importância que vai melhorar a mobilidade urbana e proporcionar maior e melhor fluxo de tráfego naquela região densamente povoada. A importância vai além da afluência aos vários bairros diretamente beneficiados, pois visa compor um sistema de acesso noroeste da BR-459 ao centro da cidade, através de uma ligação com uma via em implantação com mais conforto e segurança para motoristas e pedestres.

O foco da Av. Noroeste é voltado para mobilidade e acessibilidade e o projeto compreende: extensão de cerca de 01 quilômetro, largura da via de 32 metros, incluindo passeios, ciclovia, duas faixas de tráfego e uma faixa de estacionamento, drenagem de cada lado, e, ainda, canteiro central com 4 metros de largura, sistema de iluminação e drenagem com galeria de águas pluviais, rampas para cadeirantes e passagens elevadas de pedestres, rotatória para acesso ao presídio e arborização de toda a via. Foi prevista sinalização horizontal e vertical completas, conforme normatização do Contran. Execução de colchão drenante para estabilização e melhoria da capacidade de suporte do solo na parte mais baixa do terreno, junto às margens do Ribeirão das Mortes e sistema de drenagem na Rua Sebastião Theodoro Ribeiro até a Rua Bento Dória Ramos, com nova pavimentação asfáltica.