Avenidas na região do Esplanada recebem obras de requalificação

 A Prefeitura de Pouso Alegre realiza a requalificação de quatro importantes avenidas na região do bairro Esplanada. As obras foram contratadas através de Concorrência Pública 001/20 – Processo Licitatório 001/20 e as avenidas contempladas são: Irmã Maria José Tosta, Vereador Doutor Argentino de Paula e Polycarpo Gonçalves Campos. Essas vias ligam os bairros Esplanada, Nossa Senhora do Pilar, Altaville, Cascalho, Pousada dos Campos e Santa Dorotéia.

São bairros populosos, um dos quais um antigo conjunto habitacional (Jardim Esplanada), onde residem cerca de 10 mil moradores. Possui alguns empreendimentos comerciais ao longo da avenida, principalmente restaurantes. Como se trata de uma ligação importante, irá beneficiar outros bairros adjacentes como Fernandes, Santa Edwiges, Vila São Geraldo, Ribeirão das Mortes e Boa Vista, que utilizam a avenida diariamente, com cerca de 25 mil pessoas atendidas. A via também é uma rota de tráfego de ônibus urbano.

A Av. Polycarpo Gonçalves Campos possui 1.400 metros de extensão, com canteiro central. A via está pavimentada, contudo, com várias rachaduras e buracos. Possui calçadas na sua maior parte, porém algumas terão que ser refeitas. A sinalização viária é precária. Existe drenagem pluvial, que precisa ser reforçada. A avenida já possui redes de água e esgotamento sanitário em toda sua extensão.

A execução das obras tem prazo de seis meses após a entrega da ordem de serviço fornecida à empresa construtora. Os investimentos são estimados em R$ 5.671.083,73.