Jardim Yara recebe Unidade Básica de Saúde revitalizada

 Uma ação de saúde realizada durante toda a manhã de sábado, marcou a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Moacir de Carvalho”, no bairro Jardim Yara. Também aconteceu a solenidade de descerramento da placa inaugural, com presenças do prefeito Rafael Simões, da secretária municipal de saúde Silvia Regina Pereira, secretários, vereadores, representantes de instituições e demais convidados.
 
Desde às 8h de sábado as equipes da Atenção Básica iniciaram o atendimento. A ação contou com instituições parceiras, como o Colégio João Paulo II, Instituto Mix, Grupo PAF e a Câmara Municipal, que disponibilizou o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) para passar informações de interesse público. As pessoas se informaram sobre o Programa Bolsa Família, elaboração de currículo e agendamento para emissão de CPF e RG.
 
As atividades de saúde constaram de: 203 medições de pressão arterial e 202 de glicemia capilar; 33 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C (ou seja, 132 testes no total), 16 exames citopatológicos (papanicolau), 12 mamografias agendadas, atualização de cartão do SUS (com comprovação de residência na área de abrangência da equipe Yara), agendamento de consultas/exames preventivos da mulher, 12 aplicações de vacina e atualização do cartão, confecção de documentos, cortes de cabelo e cerca de 50 pessoas participaram das atividades de zumba com a educadora física Noeli Jaqueline Fonseca, além de entretenimentos para a população.
 
A UBS, totalmente revitalizada, está localizada na Rua das Margaridas, s/n. A unidade atende cerca de quatro mil moradores cadastrados pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e equipe da Unidade Básica de Saúde. Tem sua abrangência estendida aos bairros: Jardim Yara, Santa Angelina, Santa Filomena, Santa Rosa e algumas ruas do Centro. O local, totalmente reformado, agora consegue oferecer mais conforto para aqueles que procuram atendimento e aos profissionais que ali exercem atividades.