Castramóvel faz atendimento itinerante em bairros da cidade

 Foi iniciada esta semana uma nova etapa de cirurgias de esterilização de cães e gatos (fêmeas) pelo Castramóvel, veículo totalmente equipado para os procedimentos.
 
A ação está baseada no bairro São João, no pátio da Secretaria Municipal de Agricultura (Rua Três Corações, 1325 – Jardim São João). A previsão é realizar uma média de 25 cirurgias diariamente. Através de ação itinerante, o atendimento será estendido a outros bairros da cidade. A escolha dos locais vai depender de logística, esclarece o superintendente de Defesa Social Aylton Alves de Souza.
 
O atendimento é destinado a tutores de baixa renda cadastrados e aqueles assistidos por ONGs de proteção animal, representantes dessas organizações e protetores independentes. É necessário antes fazer o cadastro na sede da Defesa Social, que fica na Av. Abreu Lima, nº 84, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, ou no local de atendimento. Os documentos necessários são cópias do RG, CPF e comprovante de residência. A documentação passa por avaliação sócioeconômica e, se aprovada, o agendamento da cirurgia é feito por telefone.
 
As primeiras castrações aconteceram em julho/agosto de 2018 e, de lá para cá, foram consumadas mais de 2800 esterilizações, somadas também as realizadas no Canil Municipal.
 
Simultaneamente à ação do Castramóvel, o Centro de Bem Estar Animal (Canil) durante todo o ano segue com o programa de castração para animais em situação de abandono ou pertencentes a tutores de baixa renda. O atendimento é realizado no local, no bairro do Algodão, cujo acesso é feito pela Rodovia Fernão Dias.
 
Segundo técnicos da Defesa Social, a castração traz muitas vantagens aos animais, como prevenção de zoonoses, redução de doenças como câncer e aumento da expectativa de vida.
 
Para obter outras informações, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Bem Estar Animal pelo telefone 3449-4020, ou com a Defesa Social pelo telefone 3449-4317.