PROGEN: melhoramento genético já apresenta resultados para pequeno produtor rural

O Programa de Melhoramento Genético (PROGEN) criado pela Prefeitura de Pouso Alegre, com finalidade de aprimorar a qualidade do rebanho leiteiro de pequenos produtores, começou a apresentar os primeiros resultados. O controle da Secretaria Municipal de Agricultura já contabilizou, até o início de janeiro, o nascimento de 14 animais resultantes de inseminação artificial, em propriedades rurais inscritas no programa.

Cerca de 30 pequenos produtores rurais aderiram ao PROGEN, lançado pela Prefeitura em janeiro do ano passado. Do rebanho cadastrado, 110 vacas foram inseminadas e tiveram confirmação de prenhez. O nascimento dos bezerros com genética melhorada é o passo inicial para que o rebanho apresente índices de produtividade e qualidade.

“O PROGEN foi criado para atender o pequeno produtor rural, dar todo apoio técnico e mão-de-obra para que consiga melhorar seu rebanho e alcançar maior produção de leite e lucros”, informa o secretário municipal de agricultura Antonio Dionício Pereira.

O PROGEN criado pela Prefeitura de Pouso Alegre, tem custo zero para o pequeno produtor rural e conta com apoio técnico da Emater. Na manhã desta terça-feira (14 de janeiro) uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura fará uma visita a algumas propriedades cadastradas. A Secretaria está convidando produtores rurais interessados que desejam conhecer o programa na prática, para participar da comitiva que vai às propriedades. A saída está marcada para as 8h, partindo da sede da Secretaria Municipal de Agricultura, situada no final da Rua Três Corações, s/n, no bairro São João.

Para participar do programa ou obter informações, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelos telefones (35)3449-4091 / 4092 ou na Casa do Produtor (35) 3449-4031 / 4055, para se informar dos documentos necessários ao cadastramento.