Saúde divulga relatório de atividades coletivas realizadas em dezembro

 A Secretaria Municipal de Saúde divulgou esta semana o relatório das atividades coletivas realizadas pelas equipes de Atenção Primária, durante o mês de dezembro de 2019. Algumas ações foram realizadas através de parcerias com outros setores e instituições privadas.
 
Segundo o relatório, foram concluídas 180 atividades coletivas no período, totalizando uma média de 3 mil participações (considerando que um usuário pode participar em mais de uma atividade). Dentre essas atividades, 159 foram Atendimentos em Grupo, 16 de Educação em Saúde, 2 de Mobilização Social e 3 Procedimentos Coletivos.
 
Os Atendimentos em Grupo incluíram grupos terapêuticos, operativos, temáticos por ciclo de vida e condição de saúde e grupos de atividade física. As atividades de Educação em Saúde apresentaram-se no formato de rodas de conversa, palestras, vídeos e atividades de sala de espera, com os temas sobre Saúde Emocional, Conscientização Global na Luta contra a AIDS - Dezembro Vermelho, Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Promoção das Práticas Corporais, da Atividade Física e do Lazer nas Escolas; Ações de Combate ao Mosquito Aedes aegypti; Alimentação Saudável; Prevenção ao Câncer de Próstata; Lombalgia; Combate ao Preconceito Institucional no SUS; Conscientização sobre a População Negra e Alimentação para Crianças menores de 2 anos.
 
As atividades de Mobilização Social ocorreram no Centro de Educação Reis Magos (bairro Jatobá) e no Centro de Educação Infantil Municipal Lázara Casarini (Jatobá), sendo trabalhado o tema Ações de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Os Procedimentos Coletivos realizados foram o teste de acuidade visual, antropometria e aferição de pressão arterial e glicemia capilar. 
 
O mês de dezembro é dedicado à Luta contra a AIDS (Dezembro Vermelho). O tema foi abordado nas seguintes Unidades de Saúde (Cruz Alta, Cidade Jardim e Belo Horizonte) com Rodas de Conversa, Dança Circular e Lian Gong.