Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico

Apresentação

Através desse serviços é possível realizar a inscrição no Cadastro Único, que permite às famílias de baixa renda o acesso aos Programas Sociais do Governo Federal.  

O Cadastro Único do Governo Federal funciona como porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas, sendo elas:
 
- Programa Bolsa Família;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Programa Minha Casa Minha Vida;
- Id Jovem;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Carteirinha do Idoso;
- Programa Criança Feliz; entre outros. 

Vale lembrar que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.

 
 
Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Políticas Sociais


Legislação

 DECRETO Nº 6.135/2007.



Público Alvo

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que: a) Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo; b) Possuem renda mensal familiar total de até três salários; c) Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões; d) São compostas por apenas uma pessoa; e) São compostas por pessoas em situação de rua — sozinhas ou com a família. O caminho, nesse caso, é procurar algum posto de atendimento da assistência social e perguntar como fazer para ser incluído no Cadastro Único. Para o Cadastro Único, família é o grupo de pessoas que vivem juntas em uma mesma casa e que dividem rendas e despesas. Também existem famílias de apenas uma pessoa e famílias que estão em situação de rua.

Formas de Atendimento

O Cadastro Único pode ser realizado através dos Centros de Referência e Assistência Social - CRAS    

Whatsapp para dúvidas: (35) 9 9888-1494

CRAS VOLANTE: Atendimento nos bairros da Zona Rural
Telefone:(35) 9 9235-0990
CRAS CENTRAL: Avenida Pinto Cobra, 2015, Perimetral Centro
Telefone: (35) 3449-4156 ou (35) 99861-0044
CRAS CIDADE JARDIM: Rua Maria Francisca de Brito, 102 – Cidade Jardim
Telefone: (35) 3425-3825 ou (35) 3449-4013 ou (35) 99156-5860
CRAS NORDESTE: Rua Geraldo dos Reis, 85 – Faisqueira
Tefone: (35) 3423-6310 ou (35) 3449-4039 ou (35) 9 9861-0043
CRAS SUDOESTE: Rua Três Corações, 129 – São João
Telefone: (35) 3422-7604 ou (35) 3449-4045 ou (35) 99838-9114
CRAS SUDESTE: Av. Vereador Antônio da Costa Rios, 861 – São Geraldo
Telefone: (35) 3421-8162 ou (35) 3449-4044 ou (35) 99156-4341
CRAS SUL: Rua Dulce Pires Beltrão, 144 – São Cristóvão
Telefone: (35) 3425-8171 ou (35 99156-4889

Para saber qual é o CRAS que atende o seu bairro, clique aqui.
Para saber qual dia, horário e local que CRAS Volante estará no seu bairro rural, clique aqui.



Documentos e/ou Requisitos Exigidos

 Documentos obrigatórios para o cadastramento:

- Apresentação dos documentos pessoais do responsável familiar e de todos os integrantes que moram na residência – CPF, RG, título de eleitor (originais); 
- Apresentação de comprovante de residência (Conta de água ou Luz ou telefone ou Guia de IPTU);
- Apresentação da Carteira de Trabalho (CTPS) ou de documentação que comprove renda formal ou informal. Caso a pessoa esteja desempregada, basta trazer a carteira de trabalho, mesmo que sem registro atual ou documentação do antigo emprego;
- Residir no Município de Pouso Alegre/MG;
- Demonstrar comprovação de matrícula escolar de criança ou adolescente que esteja em idade escolar, se houver na casa. 


Prazo de Atendimento

Conforme a demanda do CRAS e disponibilidade do sistema.

Taxas

Não há.



Passo a Passo

1º Passo: O cidadão deve se dirigir até o CRAS de referência, onde será realizada uma entrevista para verificar se este atende aos critérios estabelecidos do Cadastro Único;

2º Passo: Caso o cidadão se enquadre nos critérios estabelecidos pelo Programa, o entrevistador lançará os seus dados e/ou da sua família na Plataforma do Cadastro Único do Governo Federal.

3º Passo: Após a realização do cadastro dentro da Plataforma, o sistema irá gerar uma folha denominada de “FOLHA RESUMO”, onde constará seu código de cadastro e informações pessoais, isso demora em torno de 48 horas, podendo ser solicitada no próprio CRAS de Referência.    
 
 
Obs: O cidadão deverá atualizar o seu cadastro sempre que:

- Houver mudança de endereço;
- Mudança do número do telefone do responsável familiar;
- Alteração na renda familiar;
- Mudança no estado civil;
- Quando houver gestante, nascimento de crianças, adoção ou falecimento de algum membro do grupo familiar;

Nas situações em que não exista alteração de nenhum destes itens citados acima, o responsável familiar deverá realizar a atualização do cadastro a cada 02 anos.




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