Programa Bolsa Família
Apresentação
O Bolsa Família apoia as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, auxiliando no seu complemento da renda, reforçando o acesso à educação, saúde e assistência social, gerando condições de inclusão e articulando ações com finalidades de integrar e estimular o desenvolvimento dessas famílias para que possam superar a situação de vulnerabilidade que se encontram.
É um programa da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), sendo um Programa Federal que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil, em que o Ministério da Cidadania responsável pelo Programa, e a Caixa Econômica Federal é o agente que executa os pagamentos.
Secretaria/ Departamento Responsável
Secretaria Municipal de Políticas Sociais / Centro de Referência e Assistência Social - CRAS
Público Alvo
Famílias com renda por pessoa de até R$89,00 mensais e Famílias com renda por pessoa entre R$89,01 e R$ 178,00 mensais, desde que tenham crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos na casa.Formas de Atendimento
Todos os atendimentos para o Prrograma Bolsa Família são realizados nos Centros de Referência e Assistência Social - CRAS.
Veja qual é o CRAS que fica mais perto de você, clique aqui.

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
Whatsapp para dúvidas: (35) 9 9888-1494
CRAS VOLANTE: Atendimento nos bairros da Zona Rural
Telefone: (35) 9 9235-0990
Telefone: (35) 9 9235-0990
CRAS CENTRAL: Avenida Pinto Cobra, 2015, Perimetral Centro
Telefone: (35) 3449-4156 ou (35)99861-0044
Telefone: (35) 3449-4156 ou (35)99861-0044
CRAS CIDADE JARDIM: Rua Maria Francisca de Brito, 102 – Cidade Jardim
Telefone: (35) 3425-3825 ou (35) 3449-4013 ou (35) 99156-5860
Telefone: (35) 3425-3825 ou (35) 3449-4013 ou (35) 99156-5860
CRAS NORDESTE: Rua Geraldo dos Reis, 85 – Faisqueira
Telefone: (35) 3423-6310 ou (35) 3449-4039 ou (35) 9 9861-0043
Telefone: (35) 3423-6310 ou (35) 3449-4039 ou (35) 9 9861-0043
CRAS SUDOESTE: Rua Três Corações, 129 – São João
Telefone: (35) 3422-7604 ou (35) 3449-4045 ou (35) 99838-9114
Telefone: (35) 3422-7604 ou (35) 3449-4045 ou (35) 99838-9114
CRAS SUDESTE: Av. Vereador Antônio da Costa Rios, 861 – São Geraldo
Telefone: (35) 3421-8162 ou (35) 3449-4044 ou (35) 99156-4341
Telefone: (35) 3421-8162 ou (35) 3449-4044 ou (35) 99156-4341
CRAS SUL: Rua Dulce Pires Beltrão, 144 – São Cristóvão
Telefone: (35) 3425-8171 ou (35) 99156-4889
Horário de Atendimento: das 8h às 17h - de segunda a sexta-feira
Telefone: (35) 3425-8171 ou (35) 99156-4889
Horário de Atendimento: das 8h às 17h - de segunda a sexta-feira
Para saber quando o CRAS Volante estará no seu bairro rural, clique aqui.
Em casos de pessoas que se encontram em situação de rua, o departamento responsável pelo cadastro é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP.
Presencial:
Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP
Endereço: Rua São José, 366 - Centro
Horário de Atendimento: das 8h às 17h - de segunda a sexta-feira
Telefone: (35) 3423-3550
Documentos e/ou Requisitos Exigidos
Quem deseja se tornar beneficiário dos programas oferecidos pelo Governo Federal deve, obrigatoriamente, realizar um cadastro na plataforma do CadÚnico no seu CRAS de Referência. Isso se faz necessário, pois é a partir dos dados fornecidos ao CadÚnico que o Governo Federal consegue selecionar quais famílias necessitam serem atendidas de imediato, quais medidas devem ser tomadas para retirar famílias do estado de extrema pobreza, o índice de pobreza em que o país se encontra, além de outros fatores.
Observações:
- A inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata no Programa Bolsa Família.
A seleção das famílias é feita por um sistema informatizado do Governo Federal, a partir dos dados que você informa ao entrevistador do CRAS, durante seu cadastramento, baseado nas regras do Programa. Não há interferência de ninguém neste processo
- A concessão do benefício depende de quantas famílias já foram atendidas no município, em relação à estimativa de famílias pobres feita nessa mesma localidade. Além disso, o Governo Federal precisa respeitar o limite orçamentário do Programa, isto é, todos os meses, há famílias que entram e outras que saem do Programa.
Prazo de Atendimento
Conforme a demanda do seu CRAS e disponibilidade do sistema.Taxas
Não há.
Passo a Passo
1º Passo: Procure o seu CRAS de Referência ( mais perto de você);
2º Passo: O entrevistador do seu CRAS irá realizar uma entrevista com você. Logo após, seus dados serão inseridos no sistema do Cadastro Único do Governo Federal;
3º Passo: Caso sua família seja selecionada, o recebimento do benefício será feito por meio de cartão magnético bancário, fornecido pela Caixa Econômica Federal, no endereço fornecido pelo responsável familiar no CadÚnico. O cartão virá com a respectiva identificação do responsável, mediante o Número de Identificação Social (NIS). Caso o responsável familiar more na região Rural da cidade o cartão poderá ser retirado na própria agência da Caixa Econômica Federal.
4º Passo: O responsável Familiar deverá ir até a agência da Caixa Econômica Federal, realizar o desbloqueio do cartão e o cadastramento da senha.