Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico
Apresentação
Através desse serviços é possível realizar a inscrição no Cadastro Único, que permite às famílias de baixa renda o acesso aos Programas Sociais do Governo Federal.
Vale lembrar que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.
Público Alvo
Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que: a) Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo; b) Possuem renda mensal familiar total de até três salários; c) Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões; d) São compostas por apenas uma pessoa; e) São compostas por pessoas em situação de rua — sozinhas ou com a família. O caminho, nesse caso, é procurar algum posto de atendimento da assistência social e perguntar como fazer para ser incluído no Cadastro Único. Para o Cadastro Único, família é o grupo de pessoas que vivem juntas em uma mesma casa e que dividem rendas e despesas. Também existem famílias de apenas uma pessoa e famílias que estão em situação de rua.Formas de Atendimento
O Cadastro Único pode ser realizado através dos Centros de Referência e Assistência Social - CRAS
Whatsapp para dúvidas: (35) 9 9888-1494
CRAS VOLANTE: Atendimento nos bairros da Zona Rural
Telefone:(35) 9 9235-0990
CRAS CENTRAL: Avenida Pinto Cobra, 2015, Perimetral Centro
Telefone: (35) 3449-4156 ou (35) 99861-0044
CRAS CIDADE JARDIM: Rua Maria Francisca de Brito, 102 – Cidade Jardim
Telefone: (35) 3425-3825 ou (35) 3449-4013 ou (35) 99156-5860
CRAS NORDESTE: Rua Geraldo dos Reis, 85 – Faisqueira
Tefone: (35) 3423-6310 ou (35) 3449-4039 ou (35) 9 9861-0043
CRAS SUDOESTE: Rua Três Corações, 129 – São João
Telefone: (35) 3422-7604 ou (35) 3449-4045 ou (35) 99838-9114
CRAS SUDESTE: Av. Vereador Antônio da Costa Rios, 861 – São Geraldo
Telefone: (35) 3421-8162 ou (35) 3449-4044 ou (35) 99156-4341
CRAS SUL: Rua Dulce Pires Beltrão, 144 – São Cristóvão
Telefone: (35) 3425-8171 ou (35 99156-4889
Para saber qual é o CRAS que atende o seu bairro, clique aqui.
Para saber qual dia, horário e local que CRAS Volante estará no seu bairro rural, clique aqui.
Documentos e/ou Requisitos Exigidos
Documentos obrigatórios para o cadastramento:
Prazo de Atendimento
Conforme a demanda do CRAS e disponibilidade do sistema.Taxas
Não há.
Passo a Passo
1º Passo: O cidadão deve se dirigir até o CRAS de referência, onde será realizada uma entrevista para verificar se este atende aos critérios estabelecidos do Cadastro Único;
- Houver mudança de endereço;
- Mudança do número do telefone do responsável familiar;
- Alteração na renda familiar;
- Mudança no estado civil;
- Quando houver gestante, nascimento de crianças, adoção ou falecimento de algum membro do grupo familiar;
Nas situações em que não exista alteração de nenhum destes itens citados acima, o responsável familiar deverá realizar a atualização do cadastro a cada 02 anos.