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Plano de Trabalho - CLUBE DO MENOR - SUBSIDIO - RETIFICAÇÃO

ANEXO I – PLANO DE TRABALHO SUBSIDIO EDUCAÇÃO

 

1.IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

 

RAZÃO SOCIAL:
CLUBE DO MENOR

CNPJ:
19.089.580/0001-63

ENDEREÇO COMPLETO:
RUA JOÃO SABINO DE AZEVEDO, 98 – BAIRRO: SÃO GERALDO – CEP37550-000  POUSO ALEGRE-MG

TELEFONE:
35 3421 6298

FAX:
35 3421 6298

E-MAIL:
clubedomenor@hotmail.com

BANCO:
104

AGÊNCIA:
0147

CONTA ESPECÍFICA:
02794-9

NOME DO REPRESENTANTE LEGAL: MARILENE  BARROS PUCCINI CUNHA

FUNÇÃO:
DIRETORA PRESIDENTE

RG:
MG 650583/SSPMG

CPF:
591.580.776-34

ENDEREÇO COMPLETO:
Rua Comendador Jose Garcia ,132 apt. 303 – centro  - Pouso Alegre-MG

TELEFONE:
(35)3421 6298

CELULAR:
35 987078390

E-MAIL:
mapuccini@yahoo.com.br

 

2. CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE OBJETO DA PARCERIA

Trabalhar junto as crianças de forma a desenvolver sua independência e autonomia para que tragam junto a si um conhecimento que possa auxilia-las em sua vida dentro e fora da escola. O trabalho é desenvolvido de maneira que a criança possa interagir com o concreto construindo assim o seu conhecimento do mundo  .

 

 

 

3. DESCRIÇÃO DE METAS

O desenvolvimento da criança em todos os aspectos é que determina  a sua formação como cidadão no amanhã. A escola exerce um papel importantíssimo neste aspecto. Ensinar em todos os sentidos. O despertar intelectual  o desenvolvimento  da auto estima e da afetividade são as bases necessárias para uma infância saudável, e uma continuidade promissora rumo ao futuro. Oferecer uma educação de base bem consolidada é o nosso objetivo de forma que as nossas crianças levem consigo as bases fortalecidas tornando-as plenamente capazes da continuidade intelectual e emocional em suas vidas


META

ETAPA FASE

ESPECIFICAÇÃO

DURAÇÃO

 

 

 

Início

Término

228 CRIANÇAS

Diária

Atendimento Educacional

 

 

 

 

4. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS

A Previsão anual de Receitas é de R$192.059,20 (cento e noventa e dois mil cinquenta e nove reais e vinte centavos) e será repassado em 10 (dez) parcelas mensais.

A Previsão anual de Despesas é de R$192.059,20 (cento e noventa e dois mil, cinquenta e nove reais e vinte centavos) conforme descrito neste Plano de Trabalho.

I – remuneração do pessoal docente e dos demais profissionais da educação e apoio:

a) Salários, Férias 13 Salário e gratificação de:  Supervisores ,professores e dos profissionais da educação básica que desenvolvem atividades de natureza técnica-administrativa (com ou sem cargo de direção e chefia) ou de apoio, como, por exemplo, o auxiliar de serviços gerais, o auxiliar de administração, o(a) secretário(a) da escola , a Nutricionista.
b) Contratação dos serviços de   Fonoaudiólogo ou psicólogo  quando indispensável ao processo ensino-aprendizagem
II – manutenção e conservação de equipamentos necessários ao ensino:

- manutenção dos equipamentos existentes (máquinas, móveis, equipamentos eletroeletrônicos), seja mediante aquisição de produtos/serviços necessários ao funcionamento desses equipamentos (tintas, graxas, óleos, energia elétrica), seja mediante a realização de consertos diversos (reparos, recuperações, reformas, reposição de peças, revisões)

III – manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino:

- manutenção de bens e equipamentos (incluindo a realização de consertos ou reparos ou na aquisição de produtos consumidos nesta manutenção – material de limpeza, tintas);
- conservação das instalações físicas do sistema de ensino (realização de reparos da estrutura física, serviços de limpeza de caixas dágua, higienização de ambientes.

IV – levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino:

- levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino, sendo inseridas nessa rubrica as despesas com levantamentos estatísticos (sobre alunos, professores, escolas) estudos e pesquisas (exemplos: estudos sobre gastos com Educação sobre o custo aluno, por série da educação básica), visando ao aprimoramento da qualidade e à expansão do atendimento na educação básica.

V – Realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento do ensino:
- despesas inerentes ao custeio de diversas atividades relacionadas ao adequado funcionamento da educação básica, dentre as quais pode se destacar: Energia Elétrica, Agua e esgoto, Telefone, sistema de alarme predial , internet, mensalidade anual de antvirus, correios, cartórios, conservação e manutenção de veículos, combustíveis, honorários contábeis,
Mão de obra de terceiros (físico ou jurídico), e de acordo com a lei Municipal 5575/2015, - aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações físicas e equipamentos necessários ao ensino com recursos do FUNDEB.

VI – Aquisição de material didático-escolar:
- aquisição de materiais didático-escolares diversos, destinados ao apoio do trabalho pedagógico na escola (material desportivo utilizado nas aulas de educação física, acervo da biblioteca da escola – livros, atlas, dicionários, periódicos; lápis, borrachas, canetas, cadernos.

 

5. FORMA DE EXECUÇÃO

Serão desenvolvidos 09 projetos  todos voltados a manutenção e desenvolvimento do ensino, onde os educandos através de  atividades lúdicas  diversas possam desenvolver  a consciência afetiva, ecológica, humana ; desenvolver a escrita e a leitura;  reconhecer os   sentimentos  entre outros.

  • TEMA: “4 CASINHAS”

JUSTIFICATIVA: É importante que cada criança conheça a sua história e a de seus amigos. O livro “4 Casinhas “ proporciona uma leitura divertida e com bastantes cores, através desta história iremos despertar o interesse dos nossos alunos para este tema e juntos iremos  descobrir a história e os costumes de cada família.
OBJETIVO: Conhecer a própria família, os costumes e os membros que a forma. Conhecer as famílias de todos os colegas da sala e entender que cada uma delas é diferente, mas que é necessário o respeito.

  • TEMA: CARNAVAL

JUSTIFICATIVA: Nosso Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade.
Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.
OBJETIVO:
Promover atividades lúdicas que estimulem a compreensão da Festa do Carnaval como cultura brasileira.
Cantar e dançar marchinhas carnavalescas.
Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recorte e colagem.

  • TEMA: DE TODAS AS CORES

JUSTIFICATIVA: Sabendo o quanto as palavras e imagens das obras literárias levam seus leitores ao mundo do faz de conta, é que escolhemos trazer para nossos alunos este livro de história “ De todas as cores”.  Neste projeto iremos conhecer a beleza e as diferenças das flores do jardim do Sr. Juvenal e assim como as flores, nós seres humanos também temos o nosso encanto e beleza. Iremos despertar em nossos alunos o respeito ao meio ambiente a natureza. Este livro poderá ensinar também aos nossos alunos a amarem a vida em todas as suas formas e manifestações, sem nenhum tipo de preconceito e.
OBJETIVOS:
Desenvolver hábitos de proteção à natureza
Conhecer e explorar espécies de flores
Respeitar defeitos e qualidades dos outros
Reconhecer sentimentos de alegria, raiva, tristeza, ...

 

  • TEMA: FESTA JUNINA

JUSTIFICATIVA:                                                
Iniciaremos a unidade de estudo com uma conversa informal na rodinha, sobre as festas juninas, as crianças irão contar sobre seus conhecimentos do assunto, coisas que normalmente acontecem, o que elas já observaram nessas festas. Após conversa registro.
Será apresentado às crianças um saco preto com objetos típicos de festa junina, para que eles explorem e tentem descobrir o que há dentro, depois fazer relação dos objetos com a festa junina.
As crianças irão trazer uma pesquisa, que será pedida na tarefa, após a pesquisa aprofundaremos mais sobre o tema, vamos criar um texto e a partir dele vamos trabalhar as palavras chaves, atividade de recorte das letras e produção das letras com algum material diferente.
O texto será escrito em papel pardo e também na folha de atividade para que eles ilustrem.
Durante a unidade de estudo as crianças irão fazer 4 atividades de passatempo, Atividade das Sombras, Atividade de contagem as bandeirinhas, Atividade de conceitos “em cima em baixo, aos lados”, e reescrita de palavras referentes a festa junina e uma atividade de Artes com colagem.
Vamos produzir alguns cartazes referentes ao tema para serem colados na escola.
Haverá um dia de degustação de comidas típicas juninas, 4 alimentos típicos serão apresentados para os alunos.
Todos os dias haverá uma conversa informal sobre as festas juninas, e é claro já lembrando todas as crianças sobre a festa junina da escola.

  • TEMA: FOLCLORE

JUSTIFICATIVA
Iniciaremos a unidade de estudo trazendo para as crianças curiosidades e conhecimentos do folclore que serão transmitidos através de troca de informações nas conversas, parlendas, músicas, brincadeiras, trava-línguas e muitas lendas folclóricas, algumas já conhecidas pelas crianças.
Antes de conhecermos o Cantinho da Leitura, onde ficarão os livros com as Lendas Folclóricas, conversaremos sobre o Folclore, uma pequena sondagem sobre o que as crianças já sabem sobre o assunto, vamos criar também algumas regrinhas juntos par ao bom uso desse cantinho para as crianças manusearem os livros e escolherem uma lenda para ser lida e depois fazer o registro da parte que mais gostou.
OBJETIVOS
Instigar a curiosidade e o interesse das crianças pela cultura do folclore, com músicas, brincadeiras, parlendas e trava-línguas.
Fazer que seu aprendizado seja prazeroso.
Desenvolver habilidades motoras, trabalhar a linguagem oral e escrita.

  • TEMA: DIA DO ÍNDIO

OBJETIVO:
Abordar temas para conhecimento cultural como, Costumes indígenas, alimentação, como vivem, as brincadeiras e os brinquedos e pesca.
DESENVOLVIMENTO:
Conversaremos com nossos alunos sobre a cultura indígena, iremos trazer informações nas rodas de conversa (atividade coletiva). Incentivar os alunos a pesquisar sobre este tema em tarefas para casa.
Com uma música faremos uma apresentação no início da aula após terminar a unidade de estudo, onde todos os alunos da escola participarão com um cocar na cabeça confeccionado por eles com a ajuda das professoras.
Faremos também atividades de passatempo como: quebra-cabeça, atividades matemáticas, pintura e colagem.
Cada sala deverá fazer uma atividade de conhecimento físico: retirar a cor dos alimentos, brincar com argila ou qualquer outra de costumes indígenas.

  • TEMA : MONTEIRO LOBATO

JUSTIFICATIVA:
No mês de abril comemoramos o dia do “Livro” e por isso vamos realizar o projeto “Monteiro Lobato” com os alunos.
Monteiro Lobato foi escolhido por ser um dos maiores escritores da literatura infantil brasileira.
Conhecer suas histórias é uma forma de apresentar aos alunos uma leitura de qualidade e prazerosa.
Trabalhar Monteiro Lobato é vivenciar dentro da literatura infantil um mundo rico em cultura em um lugar mágico de personagens que encantam a todos.
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir com a difusão das obras de Monteiro Lobato;
Desenvolver a imaginação, a fantasia e a criatividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer Monteiro Lobato e suas obras
Promover rodas de histórias
Desenvolver a linguagem oral a partir das músicas do Sítio do Pica Pau Amarelo
Conhecer a importância de Monteiro Lobato na literatura
Trabalhar personagens do Sítio
Incentivar a leitura de forma lúdica e prazerosa.
Desenvolver  a atenção, concentração e percepção visual.

  • TEMA: “O QUE TIROU O SONO DOS ANIMAIS

JUSTIFICATIVA:
O livro “O que tirou o sono dos animais” será a base para desenvolver este projeto.
As atividades serão elaboradas a partir o contexto do livro e de acordo com as necessidades das crianças.
Paralelo com as atividades será criado um “livreto” individual, com as descobertas.
No final do projeto teremos uma “mostra cultural” com apresentações e exposição do que foi trabalhado.
OBJETIVO:    
O objetivo geral é que ele possa proporcionar através das atividades, conversas, descobertas uma melhor consciência afetiva, ecológica e humana nas nossas crianças.
Durante toda execução da unidade de estudo, vamos levar em consideração os valores que o livro transmite , amizade, respeito, aceitação, coragem, cooperação, vamos trazer isso para a sala de aula diariamente.

  • TEMA: PROJETO COLORINA: A ÁRVORE DA VIDA

JUSTIFICATIVA: Trabalhar com o meio ambiente é fascinante para toda criança, pois o conhecimento é comum a todos e sempre há o que se comentar e aprender. Cuidar do meio ambiente é uma atividade que as crianças procuram realizar em seu cotidiano, demonstrando responsabilidade e consciência em proteger a natureza.
OBJETIVOS:

  • Compreender a importância do nosso meio ambiente para nossas vidas;
  • Discutir quais os cuidados necessários para preservação da fauna e flora;
  • Entender a importância do respeito pelo meio ambiente e pelo próximo;
  • Pesquisar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente;
  •  Discutir os problemas ambientais que estão acontecendo hoje em dia.
  • Discutir com os alunos sobre a reciclagem , o que eles entendem deste assunto;
  • Promover a responsabilidade em economizar água;
  • Conhecer diversas árvores e plantas e suas funções;
  • Conhecer diversos tipos de animais;
  • Desenvolver a escrita e leitura;
  • Trabalhar as atitudes e valores importantes;
  • Visitar um espaço natural com muitas árvores;
  • Desenvolver habilidades sociais.

 

 

6. AFERIÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS

  • PROJETO 4 CASINHAS – Ao final do projeto as crianças deverão conhecer e identificar a sua estrutura familiar. Conhecer e respeitar a família dos colegas de sala; Conhecer um pouso da sua história, para que assim possa se aceitar como indivíduo único em sala de aula.
  •  PROJETO CARNAVAL – Espera-se que ao final do projeto as crianças possam entender que o carnaval é uma festa cultural no nosso País, desenvolvendo também, através das marchinhas carnavalescas, a linguagem oral e escrita, assim como ampliar o repertório  de músicas desta festa.
  • PROJETO DE  TODAS AS CORES -  O respeito ao meio ambiente, desenvolvimento de hábitos de proteção a natureza, o reconhecimento de flores e folhas que foram apresentadas no livro, respeitar a qualidade e os defeitos do próximo  e aprender a reconhecer a diversidade de nossos sentimentos são as metas deste projeto.
  • FESTA JUNINA – O projeto tem como meta o desenvolvimento em nossas crianças da compreensão da cultura popular e através das musicas e brincadeiras típicas desta festividade trabalhar e desenvolver a coordenação motora grossa.  Leva-los a elaboração e degustação dos alimentos típicos desta época auxilie o desenvolvimento físico, assim como  a interpretação das receitas ajude no desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
  • FOLCLORE – Através das músicas e parlendas, ampliar o vocabulário das crianças;  Através da apresentação das lendas,  despertar nos educandos o interesse pela leitura dos contos populares brasileiros e, finalmente,  através das brincadeiras iremos trabalhar a escrita grossa e fina para que todos os tônus musculares sejam exercitados.
  • ÍNDIO – A meta deste projeto  é que, através das atividades executadas, que as crianças compreendam os costumes indígenas,  assim como reconheçam e respeitem os costumes destes povos; Que apreciem hábitos como a pesca e as brincadeiras e que juntos , com todos na sala, possam reproduzir   esses costumes para que a construção do conhecimento físico, social e cognitivo aconteça.
  • MONTEIRO LOBATO – A meta é que ao final do projeto  as crianças conheça um pouso mais sobre as obras literárias e da vida de Monteiro Lobato; Despertar nelas o gosto pela literatura e fantasia.
  • O QUE TIROU O SONO DOS ANIMAIS – Ao final deste projeto, todas as crianças deverão ter uma consciência ecológica sobre o cuidado com os animais, assim como conhecer o habitat  e a espécie dos animais apresentados no livro. O projeto tem ainda como meta  a valorização  das amizades  e a importância  dos vínculos afetivos com o próximo.
  • COLORINA A ÁRVORE DA VIDA  - Ao final do projeto, as crianças deverão compreender quais são os cuidados necessários para a preservação  da flora e fauna; Reconhecer quais são os maiores problemas do nosso meio ambiente. Através das atividades executadas em sala de aula  os alunos deverão compreender melhor a leitura e a escrita, saber conviver socialmente  e aprender  sobre os animais, árvores e plantas, assim como as suas funções.

 

Em obediência ao método de aprendizagem utilizado pelo Clube do Menor que é o da construção do conhecimento (construtivismo), todos os projetos serão avaliados durante as atividades por eles proposta aos alunos sob a observação diária do professor. Semanalmente, a supervisora pedagógica  através de práticas individuais,  inerentes  a cada projeto, poderá aferir o aprendizado de cada criança.

 

 

DATA E ASSINATURA

 

Pouso Alegre, 10 de março de 2017.                                                                         

Marilene Barros Puccini Cunha
Diretora Presidente

 

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