SERVIÇOS AO CIDADÃO

A PREFEITURA GOVERNO CONHEÇA POUSO ALEGRE PORTAL TRANSPARÊNCIA IMPRENSA FALE CONOSCO

Pouso Alegre, quinta-feira, 27 de abril de 2017

Parceria com FUVS através da lei da bolsa de estudo vai beneficiar população

Notícias

Um dos programas assistenciais mais importantes da administração municipal teve início no final do mês de março. Na segunda-feira (27), com a assinatura e sanção da lei que regulamenta o Programa de Bolsas de Estudo, foi dada a partida oficial em uma parceria entre a Universidade do Vale do Sapucaí, através da sua mantenedora, a FUVS, que vai assegurar o atendimento de baixa complexidade para a população e preventivo para alunos de toda a rede municipal de ensino, através de ações de saúde e educação.

O programa envolve equipes multidisciplinares das secretarias municipais de Educação e Saúde, integradas por enfermeiros, médicos, psicólogos e nutricionistas, que vão atuar junto às escolas na preservação da saúde dos estudantes. Essas equipes terão profissionais cedidos pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) que a partir de então constitui-se uma grande parceira da Prefeitura, através de convênio entre a instituição e a administração municipal respaldado pela Lei 5.798/17, sancionada na segunda-feira (27) pelo prefeito Rafael Simões.

Esta lei regula o Programa Municipal de Concessão de Bolsa-Estudo para estudantes do ensino superior de instituições particulares com sede em Pouso Alegre, e que terão em contrapartida a prestação de estágios na administração pública municipal ou órgãos conveniados. Com isso, a FUVS será a grande parceira do governo municipal na execução do Programa Saúde na Escola.

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Uma das novas normas constantes do programa de bolsas é a obrigatoriedade do participante fazer estágio em órgãos da administração pública municipal, em conformidade com a Lei Federal 11.788/2008. Com esta medida, conforme relata o prefeito Rafael Simões, “a administração pública será beneficiada pela presença dos estagiários, que contribuirão para o constante aperfeiçoamento e atualização das rotinas de trabalho e a maior eficiência dos serviços públicos, criando-se uma interface permanente com os centros de ensino e pesquisa estabelecidos no município”. A realização do estágio em outros órgãos públicos também poderá ser viabilizada mediante a formalização de convênios ou parcerias. O estágio terá duração máxima de dois anos

Em seu gabinete na manhã de segunda-feira (27) o prefeito Rafael Simões sancionou a Lei 5.798/17, que regula a concessão de bolsa-estudo a alunos do ensino superior. Ao ato estiveram presentes as secretárias Leila de Fátima Fonseca, da Educação e Cultura e Silvia Regina Pereira da Silva, da Saúde. Também prestigiaram o ato os representantes da FUVS Igor Oshiro, diretor executivo, o pró-reitor de graduação Guilherme Carroza e o diretor da unidade central Antonio Carlos Aguiar Brandão.

PARCERIA COM FUVS

Para a secretária de Saúde Silvia Regina, a parceria com a FUVS abre uma grande oportunidade para suprir as demandas reprimidas na área de assistência à saúde, não só nas escolas, mas a toda população carente que terá à sua disposição um maior número de profissionais atuando nas unidades de atendimento, reduzindo-se as filas de espera por consultas e serviços de menor complexidade.
A secretária Leila Fonseca ressaltou que a parceria com a FUVS sinaliza para novas perspectivas de atendimento, com agilização de diagnósticos e laudos médicos, principalmente na parte psicológica e emocional. “Teremos presença de psicólogos, enfermeiros, que muito vão contribuir para o trabalho do professor na sala de aula”, comentou.

O diretor Antonio Carlos anunciou que em breve serão realizados dois mutirões para atender as demandas de consultas nas áreas de cardiologia e oftalmologia. Será uma mobilização já dentro do programa de parceria com a prefeitura. Outros mutirões serão programados para atender com mais eficiência e, através da unidade médica da FUVS, otimizar o atendimento à saúde na rede pública de Pouso Alegre.

Também fizeram comentários o pró-reitor Guilherme Carroza e o diretor executivo Igor Oshiro, ambos destacando os benefícios que a população terá através desta parceria entre a FUVS e a Prefeitura, para melhorar o atendimento nas unidades de saúde e escolas do município. “É dever da universidade colaborar com a comunidade, principalmente quando temos a satisfação de dizer que a Prefeitura nos dá um grande apoio para que nossos alunos possam atuar de forma satisfatória pela comunidade”, disse Guilherme.

Por sua vez o prefeito Rafael Simões falou do interesse da FUVS em levar um trabalho efetivo para a população. Disse que esta data de 27 de março é um dia importante para o município, pois está sancionando a lei que estabelece a bolsa-estudo e “é através desta lei que estaremos integrando a universidade e o curso de odontologia aos trabalhos a serem prestados à população de Pouso Alegre. É hora de sairmos do discurso e irmos para a prática de ações”, destacou o prefeito.