A PREFEITURA GOVERNO CONHEÇA POUSO ALEGRE PORTAL TRANSPARÊNCIA IMPRENSA FALE CONOSCO

 

Pouso Alegre, sábado, 20 de maio de 2017

Conferência municipal discute atenção integral à saúde da mulher

Notícias

Com presença de autoridades municipais, entre as quais o prefeito Rafael Simões acompanhado da primeira-dama Ana Simões, o vice-prefeito Dr. Paulo Valdir, o chefe de gabinete José Dimas Fonseca e Sra. Adriana Fonseca, entre outros, a secretária municipal de Saúde de Pouso Alegre Silvia Regina Pereira da Silva abriu na manhã de sábado (20) a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher.

O evento foi realizado no teatro da Faculdade de Medicina e registrou o comparecimento de profissionais da saúde, representantes de instituições afins, estudantes e convidados. Tiveram assento à mesa o prefeito Rafael Simões, a secretária de saúde Silvia Regina, o presidente do Conselho da Fuvs Luiz Roberto Martins Rocha, o diretor executivo da FUVS Igor Nogueira e José Augusto de Andrade Kawabe, representando o Conselho Municipal de Saúde.

 
A conferência teve como tema central a Saúde da Mulher, realizada com a finalidade de propor diretrizes para a política de atenção integral à saúde das mulheres. Esta conferência municipal objetivou espelhar a oportunidade para a construção de políticas que expressem as necessidades das mulheres, além de reafirmar os princípios do SUS e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. O debate sobre as políticas públicas, em especial as de saúde, considerou a questão de gênero, a intersetorialidade e a equidade no SUS como conquistas e direitos das mulheres.

 
Vários debates e palestras foram proferidos durante todo o dia, quando da apresentação e discussão dos temas: “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, apresentado pela estudante de medicina e ativista em movimentos femininos Suzane Pereira da Silva, que também apresentou o tema “O mundo do trabalho e suas conseqüências na vida e na saúde das mulheres”; “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e saúde da mulher”, pela jornalista e professora da UNIVAS Suzana Coutinho; “Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres”, pela mestre e doutora em história social da cultura Elizabete Maria Espíndola juntamente com a mestre e doutora em psicologia social Camila Claudiano Quina Pereira; e “Políticas públicas para as mulheres e a participação social”, pela psicóloga Sabrina Ramos de Souza.


A 1ª Conferência da Mulher realizada em Pouso Alegre integra as etapas municipais da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, sugerida pelo Governo Federal com o propósito de recuperar o processo de mobilização social que tem no centro a implementação da política nacional de atenção integral à saúde das mulheres. A conferência nacional vai ocorrer em Brasília, em agosto deste ano, quando serão discutidas políticas públicas de saúde integral da mulher através de propostas formuladas nas conferências municipais e estaduais.

 


 

Mais Notícias

 

 

POUSO ALEGRE

 
Primeiras Conquista da Nova Gestão 
 
 Canal Prefeitura Pouso Alegre  

CONCURSO PÚBLICO

 

RECEBA INFORMATIVOS

 

 
   


Gestão 2017-2020

ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS FALE CONOSCO 35 3449-4000
Webmail