Limpeza de córregos e galerias para reduzir risco de inundações

 Uma força tarefa envolvendo algumas secretarias está sendo montada para realizar a limpeza de galerias pluviais, córregos e cursos d’água que passam pelo perímetro urbano. O objetivo é reduzir os riscos de inundações. A Prefeitura tem a atenção redobrada nos meses que antecedem o período de chuvas e está mobilizando várias frentes de serviços para amenizar os danos decorrentes do transbordamento das galerias e fluxos de água.
 
As ações tiveram início em agosto, com limpeza de galerias. Ao todo vão chegar de forma intensiva em 24 locais estabelecidos. Além da desobstrução de galerias serão retirados lixo doméstico e resíduos acumulados nos córregos. A ação também vai inibir a proliferação de insetos e animais roedores e peçonhentos, além de contribuir para deixar os locais mais limpos, assegura o secretário de Obras Rinaldo Oliveira.
 
A limpeza dos córregos inclui serviços de roçada e capina, retirada de entulho, lixo e mato. O cronograma dos trabalhos teve início em agosto e vai até meados de novembro. Estão incluídos os seguintes locais:
 
Limpeza de galerias pluviais: Ruas Bom Jesus, Monsenhor Dutra e Comendador José Garcia (Centro); João Sabino de Azevedo, Benedito Cardoso, Sapucaí, Antonio Pereira Sobrinho (São Geraldo), Rua dos Cravos, das Camélias, das Margaridas e Crisântemos (Jardim Yara).
Limpeza de córregos: Bairro Foch (Ruas Orfeu Butti e Graciema de Paula Ramos), Rua Maria Moreira Cunha (S. Geraldo), Dique I, Av.; Jacy Laraya, Bairro Guanabara, Ribeirão das Mortes, Bairro Santa Edwiges, Jardim Yara, São Judas Tadeu, Condomínio Bela Vista / Fátima 3, Mirante e Bairro São João.
 
O secretário de Obras observa que o êxito da ação depende muito da conscientização dos moradores, para que não descartem lixo doméstico e utensílios em terrenos baldios ou nas margens dos cursos d’água. A Prefeitura disponibiliza o Serviço Cata Treco, que recolhe os objetos em desuso rejeitados pela população, como móveis velhos, eletrodomésticos e outros. Para ser atendido, o morador pode solicitar o serviço através do telefone 3449-4195.