XI Conferência Municipal de Assistência Social debate os desafios do Sistema Único de Assistência Social

 Mais de 100 pessoas compareceram na Câmara Municipal para participar da XI Conferência Municipal de Assistência Social, ocorrida no dia 04 de setembro. Com o tema, “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, os debates foram divididos em três eixos temáticos.
 
Os grupos reunidos debateram entre as principais propostas, os desafios do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a Reforma da Previdência, a rede de proteção social e a relação com os órgãos de garantia de direito, democracia participativa, controle social e protagonismo dos usuários do SUAS.
 
Foram apresentadas três propostas que foram elaboradas pelos grupos e votadas em plenário para execução do município, três de competência do estado e três para a União.
 
Também, durante a Conferência, foram eleitos seis delegados que representarão instituições, usuários e governo do município, na Conferência Regional, que acontecerá no dia 10 de outubro, em Varginha (MG).
 
O Secretário de Políticas Sociais, João Batista Lima considera que a realização da Conferência é um compromisso do poder público municipal em ouvir os atores envolvidos na execução dos programas de assistência social. “Ao realizar a Conferência, construímos diretrizes para que possamos melhorar o atendimento das pessoas que buscam a rede de proteção no município”, afirma.
 
Os delegados eleitos foram:
 
Representantes de instituições: Titular – Mariene de Moraes Salomon - Asilo Betânia da Providência e suplente Isabela Cristina da Silva - Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA
 
Representante de usuários: Titular Maria Dirce Ribeiro Oliveira da Costa e suplente Silma Aparecida Teixeira
 
Representantes dos Trabalhadores do SUAS: Titular Érica Andrade Rocha e suplente Angélica Maria Rosa
 
Representantes governamentais: Titulares: Claudia Mara Delfino de Souza, Áurea Lucia de Oliveira, André Ferreira Martins e Suplente: Ligia Rangel.