Projeto de extensão abre espaço para jogos cooperativos

A Praça do Centro de Esportes Unificados (CEU) – Estação Cidadania, localizada na Av. Perimetral, recebeu na tarde de sábado (31 de agosto) um público em sua maioria composto por jovens, para o 3º Encontro do Jogo Cooperativo, um projeto de extensão do Instituto Federal do Sul de Minas e que contou com apoio da Superintendência Municipal de Cultura de Pouso Alegre.

O encontro propôs a interação, entre jovens e adultos, dos chamados jogos de tabuleiros modernos e baseou no uso dos jogos cooperativos para ampliar e qualificar a interação social, o estímulo do raciocínio lógico e o planejamento de curto e longo prazos, através de dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas.

O coordenador do projeto, Daniel Reis, esclarece que jogo ultrapassa o conceito de recreação. “Jogar não é só recreação, é a cultura humana em seu estado mais natural. São jogos em que os desafios têm que ser vencidos por todos juntos”. Segundo Daniel, a proposta é, através desses jogos, resgatar a cooperação, a solidariedade e a preocupação com o outro.